quarta-feira, 25 de abril de 2007

Os benefícios das técnicas de Bioenergética e de Reprogramação Mental no processo terapêutico


De acordo com Lowen[1], a Bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos de corpo e de seus processos energéticos. Nesse sentido, a quantidade de energia que uma pessoa tem e como a usa determinam o modo como responde a situações da vida. Deste modo, uma pessoa pode enfrentá-las de forma eficiente, se tiver mais energia passível de ser livremente traduzida em movimento e expressão.

A Bioenergética é também uma forma de terapia que combina o trabalho com o corpo e com a mente para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas emocionais e melhor perceberem o seu potencial para o prazer e para a alegria de viver.
A tese fundamental da bioenergética é que corpo e mente são funcionalmente idênticos, isto é, o que ocorre na mente reflete o que está acontecendo no corpo, e vice-versa.

Neste sentido subsiste uma relação entre três elementos: corpo, mente e processos energéticos, representando uma interação contínua e indissociável.

No entanto, esta interação entre mente-corpo-energia só é percebida de maneira superficial pelo nosso consciente, o que por sua vez, limita a nossa percepção de emoções e vivências (nossas experiências da infância, fase intra-uterina, da adolescência, etc) que restaram gravadas no inconsciente e em determinadas partes do corpo, sob forma de distúrbios energéticos.

Tais bloqueios, para que sejam superados, devem ser trazidos à tona do inconsciente para que possamos compreender melhor o funcionamento das nossas emoções, pois na medida em que tornamos os conteúdos conflitivos inconscientes conscientes, temos uma nova possibilidade de determinar novos condicionamentos positivos.

Nesse contexto, o processo terapêutico tem por objetivo auxiliar o indivíduo a perceber seus padrões inconscientes e problemas emocionais representados nestes bloqueios corporais, estabelecendo maior compreensão do funcionamento de seu inconsciente permitindo que se quebrem os antigos condicionamentos causadores de sofrimento.

Em função desta ruptura de padrões de comportamento, é possível auxiliar o indivíduo a superar seus conflitos para que possa adquirir uma nova postura diante da vida, direcionando sua programação mental de maneira positiva e saudável.

Aparentemente o processo parece simples e rápido, no entanto, temos que compreender que existem condicionamentos que durante uma vida inteira não foram questionados ou “mexidos”, e que ao serem identificados encontrarão grande resistência do ego para serem trabalhados.

Entretanto, na medida em que a pessoa consegue identificar o que antes lhe causava sofrimento e passe a substituir este padrão negativo por um direcionamento positivo, haverá uma significativa mudança de comportamento, contribuindo para que cultive dentro de si uma compreensão de seu ser e para que viva de maneira mais harmônica e equilibrada.

[1] LOWEN, Alexander e LOWEN, Leslie. Exercícios de Bioenergética: o caminho para uma saúde vibrante. 8ª ed. São Paulo: Agora, 1985.

Nenhum comentário: