segunda-feira, 23 de abril de 2007

Algumas considerações sobre a terapia holística

A palavra holística vem do grego “holos” e significa “ completo”. Tendo em vista esta definição, a terapia holística tem como enfoque o ser em sua totalidade, ou seja, são objetos de tratamento no processo terapêutico o aspecto físico, o energético e o psíquico.

No contexto da terapia holística, a doença manifestada no físico é compreendida como um reflexo ou somatização de aspectos emocionais e energéticos em desequilíbrio.

Por isso, o tratamento holístico busca, além de tratar as manifestações físicas - sob a forma de dores, tensões, doenças, etc. -, detectar a origem destas desarmonias. Uma vez identificada a causa do desequilíbrio, tem início o tratamento para minimizar ou cessar a produção de efeitos maléficos nos níveis corporal, energético e emocional, restabelecendo-se o equilíbrio integral da pessoa.

O aspecto físico compreende todo o corpo humano, órgãos e sistemas.

O aspecto energético compreende os centros vitais de energia, chamados Chakras, e todos os demais canais energéticos do corpo (nadis) por onde circula a energia vital, também chamada pelos hindus de Prana, pelos chineses de Chi (ou Ki) e por Wilhelm Reich (criador da Bioenergética) de Orgone.

Nos canais e centros energéticos se localizam os distúrbios energéticos que guardam correspondência com as patologias físicas e conflitos emocionais.

Na psique encontram-se todas as nossas emoções, caráter[1] e atitudes. As nossas emoções, tais como medos, angústias, preocupações, ansiedades, frustrações, tristezas, etc., quando não compreendidas e não tratadas, tornam-se fontes geradoras de patologias e conflitos energéticos que acabam se manifestando na nossa estrutura corporal.

No momento em que não sabemos proceder quando uma determinada emoção emerge, seja raiva, dor, medo, etc., e não entendemos ou não aceitamos sua manifestação, passamos a tentar racionalizar o que se passou, e criamos formas distorcidas de entendimento, produzindo assim uma modificação no funcionamento de todos os nossos sistemas, resultando em dor, tensão, mal estar físico e doença.

Dentro deste enfoque, é importante compreender que estas emoções são naturais a todos os seres humanos e que precisam ser entendidas e aceitas como parte integrante da nossa personalidade, de forma que possamos conviver com elas de maneira saudável.

Negá-las ou ignorá-las é fonte de mais sofrimento porque elas ficam reprimidas no nosso inconsciente, gerando mais efeitos negativos do que se, simplesmente, as tivéssemos externado e aceitado. E quando digo externar, não quero dizer para ser direcionada para as outras pessoas, é externar para nós mesmos, para que possamos ser honestos com nossos sentimentos, pois, uma vez que tomamos consciência deles, saberemos entendê-los e aceitá-los, direcionando sua energia para a cura e para a transformação.

Nesse sentido, a terapia holística tem como objetivo auxiliar o indivíduo a alcançar uma compreensão maior de si mesmo, equilibrando os conteúdos em desequilíbrio para se viver com mais saúde e vitalidade. No enfoque holístico o corpo é capaz de revelar muito mais sobre nossas dores e emoções do que a nossa fala, que tenta transmitir o entendimento distorcido que temos de nós mesmos.

Portanto, ao tratarmos em conjunto os aspectos físicos, energéticos e mentais, temos como resultado um processo de cura mais completo e eficaz, auxiliando a pessoa a remover e eliminar antigos padrões de conduta negativos, atitudes destrutivas e bloqueios emocionais. A partir disso, podemos também auxiliar a pessoa a reprogramar sua mente de maneira positiva e equilibrada, criando condicionamentos positivos e saudáveis.

[1] De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo). http://www.psiqweb.med.br/persona/reich.html

Nenhum comentário: